Pular para o conteúdo

about

[read the english version below]

Ananda Carvalho é Professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, curadora,  crítica de arte e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP(com pesquisa sobre os procedimentos curatoriais em exposições de arte contemporânea). Desde 2009, escreve, pesquisa e produz curadorias de exposições de arte contemporânea contempladas por editais de instituições públicas e privadas, em galerias comerciais e em espaços independentes. Entre suas curadorias recentes destacam-se “Instauração” (Sesc Belenzinho, SP, 2017), “Em suas Marcas” (edital Espaço Galeria SESI-SP, 2016), “toque-me” (Funarte Brasília, 2015) e “Performatividade|Memória” (Paço das Artes, 2014). Sua prática crítica envolve a discussão do processo de criação do artista, considerando desde o conceito inicial de uma obra até a sua exibição. Sob esse viés, tem desenvolvido acompanhamento crítico de projetos em diversas instituições, foi crítica convidada do projeto A HISTÓRIA DA _RTE (Rumos Itaú Cultural, 2016-2017), do projeto Tempestade (PROAC Artes Integradas, 2016), integra o Núcleo de Críticos do Paço das Artes e foi crítica residente no laboratório rural.scapes (2015 e 2014). É co-organizadora das publicações Performatividade|Memória (2015), Sobre Artistas como Intelectuais Públicos: Respostas a Simon Sheikh (2012) e Convivências #5 (2011).

anandacarvalho@gmail.com

@anandacarvalho

www.facebook.com/anandacarvalho

Currículo Lattes

English version:

Ananda Carvalho (Brazil, 1979) is Professor at Department of Visual Arts of Universidade Federal do Espírito Santo,   independent curator and art critic, PhD and Master in Communication and Semiotics at PUC-SP. Her doctoral research (supported by CNPq scholarship) focuses on the curatorial procedures in Brazilian contemporary art exhibitions. She writes and researches about contemporary art since 2009. She curated exhibitions in Brazilian public institutions (SESC, Funarte, SESI, Paço das Artes, among others), in commercial galleries and collaborates with independent spaces and experimental projects. She co-organized the books “Performativity | Memory” (Paço das Artes, 2015), “About artists as public intellectuals: answers to Simon Sheikh” (Prólogo e Casa Tomada, 2012) and the experimental publication “Convivências #5” (Casa Tomada, 2011).

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: