Pular para o conteúdo

Movimento nº 02: sobre deslocamentos

08/08/2017

Texto crítico para a exposição Movimento no. 2 de Erika Malzoni no Museu Alfredo Andersen (Curitiba)

desconhecido

 

A ideia de deslocamento, em geral, pressupõe a palavra movimento: ir para um local diferente, mudar algo de lugar. Entretanto, Erika Malzoni nos chama a atenção para a possibilidade de deslocamento da percepção do que está sempre lá ao nosso entorno. Em suas perambulações cotidianas, a artista se detém no que, inicialmente, não teria mais uso, no que poderia ser descartado. Ela deixa-se encantar pelo ordinário, por aquilo que para outras pessoas parece até invisível em meio aos excessos da sociedade contemporânea.

Em seus trabalhos, Erika “redesloca” a si mesma, os objetos e o público que visita sua exposição. Aqui as esculturas podem ser uma espinha dorsal de gravatas que como um tentáculo invade o ambiente e ativa um movimento no espaço. Aqui as pinturas não são de óleo sobre tela, mas texturas pictóricas que emergem na sobreposição de sacolas plásticas ou na colagem de terra e areia – provenientes de diferentes lugares que a artista visitou.

Erika faz uso de dois procedimentos chaves da arte contemporânea: a apropriação e a inclusão do gesto artístico no cotidiano. São problematizações que refletem sobre os modos de ver os objetos para além dos seus usos pré-conhecidos. Suas obras consistem em estruturas organizacionais que conjugam a variação do valor econômico com o valor sentimental.

Em meio a estas práticas que, aparentemente, são derivadas de percursos aleatórios da vida cotidiana, a artista constrói coleções de combinações. Elabora possibilidades de pensar a paisagem como um desvio. E, nas encruzilhadas dessas suas perambulações, por fim, um Beijo de língua (o avesso do avesso), que procura nos lembrar das potencialidades dos encontros de um eterno deslocar-se.

 

20545421_10154714256377231_1010548916567604593_o

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: