Pular para o conteúdo

O Encontro das Paisagens

29/02/2012

Texto crítico da obra Vista On Vista Off I, de Denise Agassi, em cartaz na Mostra LABMIS 2011

Cada imagem, som, narrativa, teoria, categoria me levaram a um novo encontro. O sublime no banal. A leveza no cotidiano. Eclipse do sujeito, do autor diante do mundo. Tudo se traduziu, por fim, em paisagens.
Denilson Lopes*

Por um lado, observam-se turistas ansiosos em fotografar, publicar e compartilhar na rede; por outro, é cada vez mais constante realizar viagens “virtuais” através de sistemas online. Essas experiências contemporâneas produzem camadas e mais camadas de imagens sobrepostas. As ações de mapeá-las e visualizá-las são as ferramentas de viagem no trabalho de Denise Agassi.

A experiência do turista e a visualização de outras paisagens foi, também, exposta à artista. Em 2011, Denise vivenciou uma residência artística no Can Xalant, em Mataró, uma pequena cidade perto de Barcelona, Espanha. Nos trabalhos anteriores, a artista buscava a “documentação” de monumentos como a Torre Eiffel e o Cristo Redentor, por exemplo. Agora, o monumento buscado é a paisagem. Locais turísticos, mas que trazem outro encantamento.

Segundo a artista, durante a residência, o Mar Mediterrâneo era uma presença constante e objeto de investigação. Ali, próximo ao Estreito de Gibraltar, deparou-se com o encontro das águas do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo. A vista que se tem, tanto de um lado, quanto de outro, são como monumentos turísticos ou imagens de cartões postais, que atraem milhares de pessoas durante todo ano.

Vista On Vista Off I – Estreito de Gibraltar consiste em três dispositivos que apresentam o encontro destas paisagens. O primeiro é um estereoscópico constituído por uma imagem do Oceano Atlântico e outra do Mar Mediterrâneo. Ambas foram retiradas de sites de compartilhamento de fotos online (Panoramio, Flickr, Picasa) e se fundem quando observadas juntas através do dispositivo.

O segundo objeto apresenta a vista de Gibraltar a partir de Marrocos, e o terceiro mostra a paisagem de Marrocos observada a partir de Gibraltar. Os dois dispositivos ópticos são construídos através de lentes anaglifas, que permitem uma possível visualização tridimensional. Cada um deles é composto por duas imagens. Uma foi localizada por palavras-chaves (tags) nos bancos de dados online, e a outra no Google Earth através das coordenadas e dados topográficos. Entretanto, a paisagem vista e o seu respectivo enquadramento são similares. Ou seja, é o mesmo lugar, mas as imagens foram feitas com câmeras e tecnologias diferentes. Assim, as lunetas fictícias buscam uma representação da experiência do turista.

Desse modo, a artista retoma sua pesquisa sobre os bancos de dados, a visualização de informações online e a geolocalização. Este trabalho não é uma net art, mas seu processo de criação discute a rede e precisa dela para ser consolidado. No primeiro momento, ao procurar pela web, encontram-se muitas fotos sobre o Estreito de Gibraltar. Mas, Denise desenvolve uma busca minuciosa. À medida que explora o mapa, percorre e conhece os lugares através da rede, uma imagem da paisagem começa a se formar mentalmente. Ou seja, formam-se os critérios de seleção para a busca da “imagem da imagem”.

Em Vista On Vista Off I – Estreito de Gibraltar, cada objeto apresenta três camadas de informações: as duas imagens selecionadas e uma possível terceira. Essa se formará de um modo fluido a partir da fusão entre as outras. E será diferente para cada visitante da exposição. O olhar formalizará a ilusão do encontro: das águas, do digital com o analógico e do virtual com o físico.

_____________
*LOPES, Denilson. A Delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: Editora UnB: Finatec, 2007, p. 18.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: