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Redes Curatoriais: Processos de Criação dos Espaços Comunicacionais em Exposições On e Offline [título provisório]

26/06/2011

Projeto de pesquisa para o Doutorado do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na linha de pesquisa Processos de Criação nas Mídias sob orientação da Prof. Dra. Cecilia Almeida Salles, desenvolvido com apoio de bolsa CNPq.

Resumo:

O presente projeto observa os espaços comunicacionais de exibição de arte. Na medida em que a Internet é um espaço da experiência contemporânea, esta pesquisa questiona a criação e a publicação de elementos verbais e audiovisuais. Do ponto de vista metodológico, analisa os objetos de acordo com a teoria dos processos de criação em rede proposta por Cecilia Almeida Salles. Busca por interconexões, nós e relações que permitam conceitualizar as experiências de curadorias online, entituladas ou não como tal. Busca-se mapear os espaços de publicação online existentes e a organização dos fluxos de informação sobre arte no espaço da rede, a fim de interrogar como alteram ou condicionam os processos de criação realizados em seus respectivos contextos. Para tanto, considera algumas teorias e/ou obras artísticas que discutem os espaços de exibição de arte a partir dos anos 60; e a percepção dos espaços das novas mídias (Cristiane Paul, Sara Cook, Steve Dietz, Joasia Krysa). Essa análise é tangenciada pelos seguintes aspectos: produção e recepção (o público, o interator e o produtor de conteúdo); banco de dados e a metainformação; o espaço do tempo presente. Do ponto de vista teórico, também se apoia nas discussões sobre as configurações da comunicação contemporânea de Manuel Castells; no conceito de subjetividade, ou processos de subjetivação, de acordo com as perspectivas de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari; nas abordagens sobre dinâmicas de rede, na ótica de Ned Rossiter, Gilles Deleuze e Félix Guattari; e na teoria do pensamento complexo proposta por Edgar Morin. Busca, ainda, ampliar as teorias de montagem audiovisual proposta por Dziga Vertov e Sergei Eisenstein para a organização de uma escrita na web que envolva elementos verbais e audiovisuais. Por fim, pretende-se criar um espaço de exibição online (website) que agencie a comunicação de forma crítica e que considere as configurações da rede em sua articulação. É importante ressaltar que a pesquisa não isola os objetos no espaço online. Deve-se abordar a diluição das fronteiras entre obras físicas e virtuais. E ainda, pensar possibilidades de exibição online para trabalhos realizados a partir de qualquer materialidade, passando da pintura, desenho, instalação, performance às mídias digitais.

* Para ler o projeto completo, baixe aqui o arquivo em pdf.

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