Pular para o conteúdo

Residência do Grupo de Estudos Curatoriais no Paço das Artes

20/08/2014

No início de agosto comecei a participar da residência do Grupo de Estudos Curatoriais junto com Christine Mello e Josy Panão no Paço das Artes.

O projeto Performatividade & memória tem como princípio a descentralização da performance e a observação de seus aspectos não-específicos, como campo expandido que interage com as mais diferentes práticas da arte. Busca refletir sobre a noção de performatividade por meio da história e do contexto do Paço das Artes, dentro da perspectiva de um grupo de estudos curatoriais. A pesquisa objetiva constituir instrumentos de análise e procedimentos curatoriais para encarar o estatuto de performatividade dos arquivos do Paço das Artes e as práticas artísticas a ele relacionadas.

Esta perspectiva será observada durante a residência através de três eixos curatoriais:
1) O conceito de performatividade no campo das linguagens e práticas artísticas contemporâneas. Curadora responsável: Josy Panão.
2) Extremidades da performance: ações compartilhadas entre diferentes contextos, meios e linguagens. Curadora responsável: Christine Mello.
3) A performatividade dos dispositivos curatoriais. Curadora responsável: Ananda Carvalho

cabecalhopb
O projeto da residência engloba um blog, um dispositivo de curadoria de processo, metodologia baseada na teoria de Cecilia Almeida Salles sobre as redes de criação. Em suas discussões teóricas, Salles apresenta a curadoria de processo sob a forma de exposições que exibem e discutem a documentação de processos de criação. Neste sentido, durante a residência no Paço das Artes, o grupo de curadoras, composto por mim, Christine Mello e Josy Panão, visa utilizar recursos processuais não apenas provenientes das obras selecionadas, mas também espaços de troca, integrando de modo mais amplo as produções artísticas, o contexto, a história e o entorno do Paço das Artes.

Através deste dispositivo, os procedimentos relacionados à curadoria de processo abarcarão ações dialógicas, críticas e sensoriais, que criarão outros modos de relação entre a exposição e seu entorno performativo. Desta forma, colocará à mostra processos que normalmente ficam ocultos à vista dos espectadores durante a organização de uma exposição. O objetivo deste dispositivo curatorial é ver por dentro a construção do conceito de performatividade que orientará a pesquisa realizada durante o período de residência no Paço das Artes.

No comments yet

Deixe um comentário